Olá Jovem,
Aqui neste artigo vamos falar sobre algumas infecções transmissíveis sexualmente mais comuns e os seus sintomas principais, caso existam, porque por vezes a pessoa infectada pode não ter nenhum sintoma.
Neste artigo vamos abordar apenas as infecções que podem ser tratadas e curadas com o correcto acompanhamento médico e elas são:
Clamídia
A Clamídia é uma das ITS’s mais comuns, que muitas vezes não apresenta sintomas. Mas, caso a pessoa infectada apresente sintomas eles podem manifestar-se como: Dor, sensação de queimadura nos órgãos genitais ao urinar ou até mesmo uma secreção incomum. A Clamídia pode ter efeitos bastante graves se ela não for tratada no tempo certo (quanto mais cedo melhor).
Gonorréia
Caso a pessoa infectada tenha sintomas eles podem ser dor ao urinar, secreção incomum no pénis ou vagina (pode ser de cor verde, esbranquiçada ou amarela e algumas vezes com mau cheiro). A Gonorreia também é uma infecção que pode manifestar-se na garganta, pelo sexo oral sem protecção.
Sífilis
Os sintomas da sífilis são geralmente leves e difíceis de reconhecer. Eles também mudam com o tempo e podem aparecer e desaparecer. Um dos primeiros e principais sintomas é uma pequena ferida indolor que a pessoa pode não notar que tem, geralmente no pénis, vagina ou ao redor do ânus, ou às vezes na boca, nos lábios, dedos ou nádegas. Também é possível que apareçam gânglios inchados no pescoço, virilha ou axilas. A melhor forma de prevenires estas e outras ITS’s é utilizares o preservativo correctamente e evitar ter relações sexuais com múltiplos(as) parceiros (as).
Se quiseres saber mais sobre as ITS’s que têm tratamento, mas não têm cura, lê o artigo sobre este tema aqui no Oi Kambas.